Buscar

3) Cite exemplos de órgãos/tecidos que utilizam ácidos graxos como fonte de energia;

Bioquimica ácidos graxos

💡 3 Respostas

User badge image

Natalia Galvan

Tecido muscular principalmente; fígado (faz beta oxidaçao). Sao usados como fontende energia no coraçao, no cerebro e no tecido muscular. No cerebro sao fonte vital de energia durante um jejum de pelo menos 24 horas.
2
Dislike0
User badge image

Raulito Villanueva

o tecido adiposo e o fígado (armazenam)
quase todas as celulas usam para formação ...proteção.
a exceção do cerebro e hemacias.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ácidos Graxos são componentes estruturais dos fosfolipídios das membranas celulares. Também podem ser encontrados na sua forma livre e ser oxidados em certos tecidos para produzir energia. São constituídos por átomos de carbono ligados que podem formar cadeias curtas ou longas, e eles podem ser saturados ou insaturados. Quando os átomos de carbono da cadeia do ácido graxo estão unidos apenas por ligações simples (C–C) formam as chamadas gorduras saturadas, pois todos os seus carbonos se encontram saturados de ligações com átomos de hidrogênio (H). Já quando a cadeia apresenta ligação dupla entre carbonos (C=C) formam as chamadas gorduras insaturadas, já que a ligação dupla ocorre por estes carbonos não estarem completamente saturados de átomos de hidrogênio (H). Gorduras contendo ácidos graxos saturados têm consistência sólida em temperatura ambiente, enquanto gorduras contendo ácidos graxos insaturados são líquidas em temperatura ambiente, formando óleos.

Os ácidos graxos esterificados compõem moléculas complexas como os triglicerídeos, são armazenados nas células adiposas e representam a principal reserva energética do organismo.

Já os ácidos graxos não-esterificados são encontrados na forma livre em todos os tecidos em níveis baixos, ou ainda em níveis mais elevados no plasma durante o jejum. Esses AG livres podem ser oxidados em muitos tecidos, mas em especial no fígado e nos músculos, e assim produzir energia.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais