Buscar

PROVA DE ADM

Questão 10: Na produção em massa, as mercadorias atingem um ________ mais ________ e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em _________ quantidades, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e _____________, sendo todas iguais, pois seguem o mesmo __________ de produção. Há grande __________ de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é ____________ em tarefas dispostas em _____________.

Questão 11: A _________, essencialmente, é o local de reunião dos trabalhadores com o intuito de produzir algo. O sistema _________ é, portanto, o resultado da concentração dos trabalhadores num mesmo local de trabalho. Dominado e controlado pelo __________, o ____________ utiliza os _______________________ que não lhe pertencem, trabalhando em um ambiente estranho e produzindo um produto e a ser vendido para clientes que não são os seus.

Questão 12: Criadas as primeiras fábricas com a mecanização do trabalho e a implantação da divisão do trabalho, começaram a surgir novos problemas. Entre esses novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas:

  1. a) ___________________________________________;
  2. b) ________________________________________________________________;

 

Questão 13: Ao descrever o processo de trabalho de fabricação de alfinetes, _____________________ criou o conceito de divisão de trabalho industrial. Conforme sua análise, o trabalho era dividido em diferentes tarefas atribuídas a diferentes trabalhadores: era o início do “_____________________” aplicado à produção industrial.

 

Questão 14: Produzir e entregar produtos de alta qualidade e baixo custo, feitos sob medida para atender às necessidades e expectativas dos clientes é o conceito de ______________________________. Este conceito, foi abordado pela primeira vez em 1970, por ____________________, em seu livro O choque do Futuro e surgiu em resposta aos seguintes desafios:

  1. a) o modelo de produção em massa mostrou-se inadequado porque não era capaz de atender às _____________ e ao aumento das ________________ dos clientes no volume, qualidade e ritmos necessários.
  2. b) houve o surgimento de novas tecnologias, como a informática, a robotização e a automação de processos.
  3. c) houve também uma intensificação da _______________ no mercado consumidor, exigindo das empresas maior _______________, ______________ e _________________ na gestão da produção e de seus negócios.

            

Questão 15: Em sua avaliação crítica ao sistema capitalista de produção, Karl Marx identificou os seguintes efeitos nocivos para o trabalhador:

a)_________________________________;

b)________________________________;

c)______________________________________________.

 

Marx criou o conceito de _____________________– o trabalhador individual que fica apropriado e anexado, durante toda a vida, a uma função específica. Outra crítica marxista ao sistema capitalista de produção foi a separação entre ______________________ e ___________________________.

 

Questão 16: Na produção artesanal, os produtos eram feitos um de cada vez, com a utilização de ferramentas ___________ e com a valorização das _______________ dos profissionais. Contudo, na produção em massa, as máquinas representavam uma dualidade: ao mesmo tempo que propiciavam uma ____________ muito ________, sua aquisição representava um grande ________ para o dono da fábrica. Logo, elas precisariam trabalhar a todo vapor para compensar o ________________ em ________________, e não poderia haver tempo ocioso.

 

Questão 17: A dinâmica e a rotinização do processo de produção eram impostas aos trabalhadores prevalecendo à homogeneidade de suas ações, pois todos os produtos deveriam ser feitos no mesmo ritmo e com os mesmos movimentos. O nome desse estudo era _________ e ______________.

 

Questão 18: O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o alto _____________ de materiais, matéria-prima e _________, e para o baixo nível de __________________ dos trabalhadores daquela época. Como proposta de solução, Taylor concentrou-se na aplicação de __________ e ___________ de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima __________ e a ______________ dos custos.

 

Questão 19: Taylor não pode ser considerado ____________ por ter exigido dos trabalhadores melhor ______________ na fábrica. O que, na verdade, Taylor fez foi educar o trabalhador para um novo tipo de ambiente de trabalho: a __________. Graças ao modelo taylorista, as fábricas aumentaram sua produção e os trabalhadores aprimoraram suas _____________ e adquiriram novos ________________.

 

Questão 20: Analisar as contribuições tayloristas à luz das teorias de Marx foi o que fez _____________ em seu livro O trabalho e o capital monopolista, obra de referência no estudo do taylorismo. Mas é preciso livrar-se da visão ___________; do contrário, você vai cair na armadilha dos _____________ ortodoxos e sempre verá Taylor como o maior __________ da história da _________________. É bom lembrar das condições da época:

  1. a) trabalhadores que não sabiam trabalhar nas linhas de produção, pois eram _____________ e _____________ da zona rural;
  2. b) fábricas mal iluminadas;
  3. c) condições ___________ de trabalho;
  4. d) jornadas ________ e baixos _____________ etc.

A despeito dessas condições, Taylor conseguiu revolucionar a Administração e criar uma ___________. Este foi o seu maior legado e, como tal, deve ser lembrado e reverenciado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ellen Bergamo

..

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais