Buscar

qual a linguagem que devo usar para começar a programar ? ( Obs: estou iniciando agora na programação )

💡 8 Respostas

User badge image

Maria das Graças

Bom acredito que seria uma boa começar pelo a linguagem VISUALG conhecida também como portugol , porque é uma linguagem em que a escrita é em português ,de fácil manipulação ,diria que seria um alicerce para você depois começar a utilizar outras linguagens. Espero ter ajudado
2
Dislike2
User badge image

Tiago de Lima

No seu caso (pelo menos na UFRPE e ufpe) eles começam com C. Se você tem tempo sobrando começa com portugol e depois vai para C. Senão tenta vê C usando o devc++ e você pode usar o Solo Learn para isso um App para Android usado para o aprender linguagens de programação muito bom
2
Dislike0
User badge image

Rodrigo Baltuilhe dos Santos

Bom, o mercado de trabalho dita bastante as linguagens de programação que deva aprender. Citarei algumas vantagens (e desvantagens) de algumas delas:

Pascal: Linguagem de cunho bastante acadêmico, forçando o programador a adquirir bons hábitos tais como: declaração de variáveis no início do programa, divisão do programa em procedimentos e funções. Mas há a desvantagem que a linguagem não 'evoluiu' como deveria, já que nasceu quando a programação estruturada estava em uso e sua adaptação para linguagem orientada ao objeto não é das melhores.

C: Linguagem poderosíssima, utilizada para desenvolvimento de sistemas operacionais (nasceu para reorganizar o sistema Operacional Unix, ou seja, reescrevê-lo). Acredito que todo programador deva aprender a programar em C, ainda que não vá utilizar esta linguagem como linguagem principal. Seu defeito é não ser orientada ao objeto, ainda que se consiga 'fazer tudo no braço', mas o sacrifício é enorme.

C++: Versão orientada ao objeto da linguagem C. Linguagem bem definida, e bastante difícil de se dominar (assim como C). Pode-se construir qualquer coisa com essa linguagem, acredite. Sua desvantagem é que apesar de existir muita coisa escrita na linguagem, assim como C e Pascal, são linguagens que dependem de seus compiladores para cada sistema operacional, e, assim, tem sempre diferenças entre um e outro que geram uma certa dificuldade na adaptação do código.

Java: Linguagem orientada ao objeto, recomendada para aprendizado tendo em vista que poderá utilizá-la em vários campos, seja para desenvolver aplicativos desktop, aplicativos web e aplicativos mobile. Sua desvantagem é na curva de aprendizado, que é longa, e sempre está aumentando a quantidade de novas classes incorporadas à linguagem, tornando praticamente impossível conhecer a linguagem como um todo. A parte boa é rodar em bytecode, ou seja, dependente de uma máquina virtual, esta sim, responsável por traduzir para a linguagem de máquina. Assim, a alta portabilidade do código entre plataformas rodando sistemas operacionais diferentes dão um ar bastante atraente para esta linguagem.

Python: Essa, sim, uma linguagem extremamente poderosa em termos de curva de aprendizado. Aqui pode-se afirmar que a pessoa se preocupa em resolver o problema e não aprender a programar. Não deixe de aprender que produzirá coisas incríveis! Existem pacotes para desenvolvimento web (Django) e desktop (Tkinter e Qt).

PHP: Linguagem muito utilizada na web para desenvolver aplicações que rodam de forma bastante confiável. Já usou Facebook? Pois é... este é um 'variante' de um código php, mas que foi melhorado pela equipe. Mas veja o que pode ser feito, né? :)

JavaScript: Este é um essencial para o aprendizado, também. Faz-se de tudo na internet sabendo-se javascript. Tanto do lado do servidor quanto do cliente.

E, para terminar, aprenda BEM HTML5+CSS+PHP+Ajax+JavaScript+MySql (ou Postgre ou Oracle, este último fabuloso :)). Faz-se miséria com esses :)

 

Espero ter ajudado! Abraços!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais