Buscar

Quais as características da Constituição de 1824?

💡 1 Resposta

User badge image

Daniela Clímaco

A Constituição de 24 estabelecia a monarquia hereditária (regime monárquico bastante comum onde a coroa é passada de geração em geração dentro de uma família). Também se estabelece a divisão do poder em 4: O Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Moderador. 

O poder moderador era atribuído ao imperador e lhe dava o direito de intervir em todos os outros três poderes sempre que se fosse julgado pertinente.

Também definiu-se o catolicismo como a religião oficial do Brasil (apesar da igreja se subordinar ao Estado através do padroado- no caso, o rei construía a Igreja e nomeava bispos e padres para trabalhar nela; o Estado é quem administrava a Igreja, inclusive determinando politicamente os seus representantes.)

Outra característica importante foi o direito ao voto para HOMENS livres, que fossem maior de 25 anos e que tivessem uma renda anual de 100 mil réis. E as votações serviam para escolher aqueles que votariam nos deputados e senadores (eleições primárias). Para se candidatar nas eleições primárias, era preciso ter renda de 200 mil réis e para se candidatar a deputados e senadores, devia-se ter uma renda superior a 400 mil réis, ser brasileiro e católico. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais