Buscar

A insulina altera o transporte da glicose por difusão facilitada? porque?

💡 2 Respostas

User badge image

Felipe Zabot

Através de um sistema de segundos mensageiros expressa na membrana celulares receptores GLUT do tipo 4, facilitando o transporte da glicose para a célula.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A distribuição de glicose pelos tecidos corporais tem o seu controle por meio da expressão e regulação das diversas isoformas dos transportadores de glicose nos tecidos (Jahn, 2010).


Os transportadores de glicose (GLUTs) compreendem uma família de proteínas integrais da membrana que apresentam 12 domínios hidrofóbicos transmembrânicos com peso molecular variando entre 50-60 kDa, regiões amino e carboxilo terminal no citosol, um grande domínio extracelular que contém um sítio de glicosilação e permitem a difusão facilitada da glicose, a favor de seu gradiente de concentração, por meio da membrana plasmática.


O transportador de glicose GLUT-4, o maior transportador transmembrana responsivo à insulina, é responsável pelo aumento da captação de glicose pelos tecidos adiposo e muscular em resposta ao estímulo de sua translocação pela insulina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais