Buscar

fale sobre a distinção ente prescrição

e decadência?

💡 1 Resposta

User badge image

pedro luiz

A Prescrição e a Decadência, são nada mais que prazos delimitados pela lei.

Hoje em dia, no Código Civil Brasileiro, o prazo comum é de 10 anos, salvo esteja o prazo delimitado na lei, conforme art. 206, CC

Da prescrição: art. 189 ao 211, do CC

O titular da pretensão terá o prazo para propor ação (pretensão), que se inicia (dies aquo) no momento em que se der a violação do seu direito subjetivo. Caso o titular deixe passar este lapso de tempo, sua inércia dará origem a uma sanção, esta denominada prescrição. Observa-se então que a prescrição é uma pena ao negligente.

Mas oque é a pretensão? A pretensão é o direito que assiste a pessoa que teve seu direito violado, de exigir a quem o deve, utilizando como instrumento de coação uma ação, para que seja cumprida a pretensão inadimplida ou a reparação do dano acusado.

Da decadência: art.207 ao 211,CC

Se tratando de prazos decadenciais no Direito Civil, é o prazo para o exercício de um direito potestativo dentro de um período prefixado em lei (decadência legal) ou pelas partes (decadência convencional), sobre pena de ele decair, ou seja, a decadência se inicia junto com o nascimento do direito.

Ex: É o caso, por exemplo, do direito assegurado ao empregador de despedir um empregado; cabe a ele apenas aceitar esta condição; como também num caso de divórcio, uma das partes aceitando ou não, o divórcio terá desfecho positivo.

 

Mas oque é direito potestativo? O direito potestativo é um direito subjetivo que não admite contestações.

 

Contudo existem também os casos de ações Perpetuas/Imprescritíveis, que são ações constitutivas que não tem prazo especial do exercício fixado em lei, ou seja, é a exceção. Como por exemplo, o direito a personalidade, proteção da liberdade, vida, honra, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais