Buscar

Receitas sindicais, quais são?

💡 2 Respostas

User badge image

Hugo A P S

São elas:

1) Contribuição sindical

2) Contribuição confederativa

3) Contribuição assistencial

4) Contribuição social

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

As fontes de custeio dos sindicatos são as formas pelas quais tais entidades conseguem auferir receitas para sua manutenção. Entre essas, destacam-se a contribuição sindical, contribuição confederativa, a contribuição ou taxa assistencial e a contribuição social ou mensalidade sindical.

A mensalidade sindical é o pagamento voluntário pelos associados para poder ter acesso às vantagens do sindicato, como clubes recreativos e descontos em serviços e compras, decorrente do direito de livre associação (art. 5º, XX, XXI e 8º, V, CRFB). Por sua vez, a contribuição assistencial (art. 513 da Constituição, e, CLT) é fixada em negociação coletiva para arcar com os custos da negociação. Já a contribuição confederativa, com fundamento constitucional no art. 8º, IV, também é fixada em negociação coletiva com o fito de custear o sistema confederativo.

Merece maior destaque a contribuição sindical (art. 578 da CLT), a qual anteriormente a lei 13.467/2017, era considerada um tributo e era descontada para os empregados no valor referente a um dia de trabalho no mês de março, e para as empresas, um valor calculado sobre o seu capital social (art. 580, CLT).

A reforma trabalhista estabeleceu a facultatividade da contribuição sindical (art. 579 e 582, CLT), em razão das premissas de: número elevado de sindicatos, crise de representatividade destes e liberdade de associação (art. 5º, XX, 8º, V, CRFB, art. 511,"caput", CLT).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais