Buscar

No potencial de ação do neurônio, temos a fase de despolarização, nela ocorre o fechamento de um canal e a abertura de outro. Quais são?

💡 2 Respostas

User badge image

Valéria Kamilla Gurgel Jales

na fase de despolarização: aumenta-se a permeabilidade dos íons de sódio(abre os canais de sódio) que passam a entrar dentro da célula em maior quantidade, devido está em concentração maior no meio extracelular. 

na fase de repolarização: aumenta a permeabilidade de íons de potássio, que passam a sair de dentro da célular em maior quantidade, devido está em maior concentração no meio intracelular. (há um fechamento dos canais de sódio e abertura dos canais de potássio).

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta, vamos entender como ocorre a polarização e despolarização no neurônio.


No repouso, um  neurôniopossui um potencial de repouso de 60milivolts a 70milivolts. Ou seja, o meio interno da célula está carregado negativamente em relação ao meio externo.


Quando o neurônio é estimulado, ocorre uma mudança transitória dese potencial de membrana: acontece a abertura dos canais iônicos e a entrada rápida de Na+, que estava em grande quantidade, no meio extracelular. Quando esse íon entra, ocorre a mudança de potencial e o interior do axônio passa a ser positivo. Essa é a chamada despolarização e faz com que os canais de Na+ fechem-se ao mesmo tempo que provoca a abertura dos canais de K+

 


Portanto, os canais são canais de Nae canais de K+.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais