Buscar

como calcular?

Dois picos nevados estão H = 850m e h = 750m acima do vale que os separa. Uma
pista de esqui, com comprimento total de 3,2km e uma inclinação média θ = 30º, liga os
dois picos. Resolva: a) Um esquiador parte do repouso no cume do monte mais alto. Com
que velocidade chega ao cume do monte mais baixo se não usar os bastões para dar
impulso? Ignore o atrito; b) Qual é o valor aproximado do coeficiente de atrito cinético
entre a neve e os esquis para que o esquiador pare exatamente no cume do monte mais
baixo?

💡 5 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O princípio da conservação de energia enuncia que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. A energia não pode ser criada nem destruída, ela se transformar em diferentes formas. No caso, precisamos estudar as transformações de energia potencial gravitacional em energia cinética e em energia perdida para o atrito.


A situação do problema é a seguinte:

O esquiador parte do cume mais alto e chega ao cume mais baixo. As forças envolvidas neles, na descida e na subida, respectivamente, são as seguintes:

a) Ao aplicarmos o Princípio da Conservação de Energia entre os dois cumes, sem perdas por força de atrito, somente a força peso exerce trabalho, logo, temos a transformação parcial de energia potencial gravitacional em energia cinética:


b) Ao aplicarmos novamente o Princípio da Conservação de Energia entre os dois cumes, considerando as perdas por atrito, a força peso e a força de atrito exercem trabalho, logo, temos a transformação total de energia potencial gravitacional em energia perdido para o atrito, uma vez que a velocidade de chegada é nula:


Portanto, numa situação ideal, o esquiador alcança o cume de menor altura a 44,29 m/s. Numa situação real onde ele alcança esse cume com velocidade nula, o coeficiente de atrito dinâmico deve valer 0,036.


Fonte: TIPLER, P. Física para Cientistas e Engenheiros. Vol.1. 5ª edição.

1
Dislike0
User badge image

miguel viero

tem que usar a equação de torricelli.. Vf²=Vo²+2.a.(X-Xo) , com isso não precisa-se do tempo para resolver, Vo=0 e Xo=0.

0
Dislike2
User badge image

joão pedro torres

Calcule a conservação de energia do cume mais alto até o vale para encontrar a velocidade no vale, depois calcule a conservação de energia do vale até o cume para encontrar a velocidade final
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image