Buscar

Dúvida no processo de hematopoiese

[Hematologia] Pessoal estou com uma dúvida, que talvez a resposta seja simples mas eu ainda não consegui entender, alguém pode me ajudar?

Bom, na eritropoiese sabemos que na fase adulta é estimulada/regulada pela Eritropoetina, que por sua vez é produzida pelos rins e fígado. Então a minha dúvida seria, qual é o estímulo para a hematopoiese/eritropoiese na fase intrauterina (7ª semana ao 3º mês ocorre a eritropoiese vascular)???
bjs

💡 2 Respostas

User badge image

josé orlando

"Finne, em 1968, demontrou que fetos a partir da
32ª semana de vida intra-uterina respondem
a hipóxia com aumento da produção
de eritropoetina. Esta substância é produzida
no fígado no início da gestação passando
a ser produzida pelos rins próximo
ao nascimento."

CECCON, Maria Esther Jurfest Rivero; RAMOS, Julio Cesar; VAZ, Flávio Adolfo Costa. Intra-uterine and neonatal hematopoiesis. <http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/120.pdf>

0
Dislike0
User badge image

Tainá Rehem

A partir da 5ª semana,há formação de ilhotas sanguíneas a partir da parede do saco vitelínico secundário,com a formação de hemangioblastos(produção de hemoglobina) e angioblastos(produção de vasos sanguíneos).A diferenciação dessas células ocorre na região futura do fígado e tecido ósseo fetais.O angioblasto pode produzir células sanguíneas no primórdio.O mesoderma cardiogêncio(derivado do mesoderma intraembrionário e,nesse estágio,proximo da membrana bucofaríngea) se diferencia em cordões angioblásticos,que darão origem ao coração do embriâo.A histogênese ocorre da 5ª a 8ª semana,a partir da expressão de fatores morfogenéticos como NOTCH,Wnt,FGF.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

qual a relação?

Ciências Moleculares e Celulares

PITÁGORAS

User badge image

Vanessa Moreira

Materiais relacionados