Buscar

o que é Jurisprudência ??

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Vitória

São decisões proferidas por colegiados (acórdãos) que são usados como amparo jurídico em alguma indagação, ou complementação da lei por exemplo, no art.319 do CPC/2015 estão previstos os elementos essenciais da petição inicial e se você reparar lá não fala especificamente que tem que ter a nacionalidade ou o RG, mas existe jurisiprudência que diz que além do que está previsto no artigo, também tem que ter esses dois pontos. Resumido, são decisões de senso comum, é tipo assim, o tribunal vai para aquela linha de raciocínio, entende-se portanto que devemos ir também, basicamente isso.

1
Dislike0
User badge image

Ketlin Duarte

obrigada!
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Miguel Reale, pela palavra “jurisprudência”, devemos entender a forma de revelação do direito que se processa através do exercício da jurisdição, em virtude de uma sucessão harmônica de decisões dos tribunais.

Importa ressaltar que o direito jurisprudencial não se forma através de uma, duas ou três sentenças. É necessário que haja uma série de julgados que guardem, entre si, uma linha essencial de continuidade e coerência.

Para que se possa falar em jurisprudência de um Tribunal, é necessário certo número de decisões que coincidam quanto à substância das questões objeto de seu pronunciamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais