Buscar

Fisiologia

No músculo esquelético, em comprimentos musculares abaixo do comprimento que gera tensão ativa máxima, a tensão ativa é maior que a tensão total, menor que ela ou aproximadamente igual a ela?

💡 2 Respostas

User badge image

Bia Lima

Resposta:Aproximadamente igual.

(Dica: a tensão passiva é desprezivel nesta faixa.)

Tensão Passiva é a tensão desenvolvida por simplesmente contrair o músculo a diferentes comprimentos.

Pense na tensão produzida em um cinta de borracha, quando ela é progressivamente estirada para comprimentos maiores.

Tensão Total é a tensão desenvolvida quando um músculo é estimulado a contrair em diferentes pré- cargas. E a soma da tensão ativa desenvolvida pelos ciclos de pontes cruzadas dos sarcômeros e a tensão passiva provocada pelo estiramento do músculo.

Tensão Ativa é determinada pela subtração da tensão passiva da tensão total. Ela representa a força ativa desenvolvida durante o ciclo de pontes cruzadas.

Fonte: livro Fisiologia Linda S. Costanzo

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Quando um músculo é ativado e necessário para levantar uma carga que é menor que a tensão tetânica máxima que ele pode gerar, o músculo começa a encurtar. As contrações que permitem ao músculo encurtar são chamadas de contrações concêntricas. Um exemplo de uma contração concêntrica no levantamento de um peso durante um bíceps. Em contrações concêntricas, a força gerada pelo músculo é sempre menor que o máximo do músculo (P o ). À medida que a carga que o músculo é necessário para elevar diminui, a velocidade de contração aumenta. Isso ocorre até que o músculo finalmente atinja sua velocidade máxima de contração, V max . Ao realizar uma série de contrações de encurtamento de velocidade constante, uma relação força-velocidade pode ser determinada.


Durante a atividade normal, os músculos estão freqüentemente ativos enquanto estão se alongando. Exemplos clássicos disso são a caminhada, quando os quadríceps (extensores do joelho) estão ativos logo após o salto do calcanhar enquanto o joelho flexiona, ou ajustando um objeto suavemente (os flexores do braço devem estar ativos para controlar a queda do objeto). À medida que a carga no músculo aumenta, ele finalmente atinge um ponto em que a força externa sobre o músculo é maior que a força que o músculo pode gerar. Assim, mesmo que o músculo possa ser totalmente ativado, ele é forçado a alongar devido à alta carga externa. Isso é chamado de contração excêntrica (lembre-se de que a contração nesse contexto não implica necessariamente encurtamento).


Há duas características principais a serem observadas em relação às contrações excêntricas. Primeiro, as tensões absolutas alcançadas são muito altas em relação à capacidade máxima de geração de tensão tetânica do músculo (você pode definir um objeto muito mais pesado do que pode levantar). Em segundo lugar, a tensão absoluta é relativamente independente da velocidade de alongamento. Isto sugere que os músculos esqueléticos são muito resistentes ao alongamento.A teoria das pontes cruzadas, que descreve tão bem as contrações concêntricas, não é tão bem-sucedida na descrição das contrações excêntricas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais