Buscar

Quando o homem tem duas família,como é feito a separação de Bens?

Quando o homem tem duas família,como é feito a separação dos bens?

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Pereira Conte

Não se tem uma solução direta na lei, o máximo que se tem são alguns entendimentos, vindos da doutrina e da jurisprudência. O mais utilizado é o que os bens devem ser divididos em duas partes, uma referente aos bens adquiridos na constância do casamento e o outro monte referente aos adquiridos durante a união estável.

"Conforme consta da obra escrita com José Fernando Simão, o entendimento do presente autor é o seguinte: considerando-se toda a orientação jurisprudencial no sentido de que a separação de fato põe fim ao regime de bens, o patrimônio do falecido deve ser dividido em dois montes. O primeiro monte é composto pelos bens adquiridos na constância fática do casamento. Sobre tais bens, somente o cônjuge tem direito de herança. A segunda massa de bens é constituída pelos bens adquiridos durante a união estável. Quanto aos bens adquiridos onerosamente durante a união, a companheira terá direito à herança. Em relação aos bens adquiridos a outro título durante a união estável, o cônjuge terá direito à herança."

TRTUCE, Flávio. Da sucessão do companheiro:o polêmico artigo 1.790 do CC e suas controvérsias principais. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/17751/da-sucessao-do-companheiro-o-polemico-art-1-790-do-cc-e-suas-controversias-principais#ixzz3B9CXW23Q> Acesso em 22/08/2014 15:34.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais