Buscar

Quais as duas características morfológicas básicas da lesão reversível?

💡 2 Respostas

User badge image

Taiane Pereira

Na lesão reversível, substâncias são acumuladas e, se a agressão cessar, a célula tem a restituição da normalidade. Esse acúmulo leva a degenerações que são as características principais de uma lesão reversível. Existem sete tipos de degenerações: hidrópica, esteatose (gordurosa), lipidose, hialina, mucóide, glicogenose e mucopolissacaridose.

  • Na degeneração hidrópica há o acúmulo de água, é característico de órgãos como o coração e também esta presente nos bolhas formadas na pele após longa exposição ao sol.
  • Ao acúmulo de TAG (triglicerídeos), principalmente, dá-se o nome de degeneração gordurosa. Esse acúmulo é por defeito enzimático na síntese, mobilização e/ou utilização desses lipídeos.
  • Quando há acúmulo de esfingolipídeos como o colesterol, a degeneração é chamada de lipidose. É, também, por deficiência enzimática que ocorre esse acúmulo nas células.

Lembrando das aulas, geralmente as alterações são de membrana (dano intenso) ou Dissolução nuclear

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A lesão celular é uma variedade ou mudança de estresse que uma célula sofre devido a mudanças ambientais internas e externas. Entre outras causas, isso pode ser devido a fatores físicos, químicos, infecciosos, biológicos, nutricionais ou imunológicos.


Temos que essa lesão pode ser reversível ou irreversível. Dependendo da extensão da lesão, a resposta celular pode ser adaptativa e, quando possível, a homeostase é restaurada.


Alguns danos celulares podem ser revertidos quando o estresse é removido ou se ocorrem alterações celulares compensatórias. A função completa pode retornar às células, mas em alguns casos, um certo grau de lesão permanecerá.


Portanto, quando uma célula é danificada, o corpo tentará reparar ou substituir a célula para continuar as funções normais. Se uma célula morrer, o corpo a removerá e a substituirá por outra célula funcional, ou preencherá a lacuna com tecido conjuntivo para fornecer suporte estrutural para as células remanescentes. O lema do processo de reparação é preencher uma lacuna causada pelas células danificadas para recuperar a continuidade estrutural. As células normais tentam regenerar as células danificadas, mas isso nem sempre pode acontecer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais