Buscar

Exterioridade do Direito. alguém me explica.

💡 2 Respostas

User badge image

Solon Flores

Diferentemente da ordem de adaptação social moral, o Direito só se pode conceber através de fenômenos jurídicos externos e bilaterais. Se na Moral, o indivíduo pode julgar seus pensamentos autônomos como morais ou imorais, no Direito só se pode considerar tal ato como jurídico se este se concretizar no mundo dos fatos, isto é, ser externo ao ser.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O caráter de exterioridade do Direito significa que o Direito é externo por se ocupar das atitudes externalizadas dos indivíduos, não devendo se atuar no campo da consciência, somente quando necessário para averiguar determinada conduta. 

Diferencia-se da interioridade da moral, na medida em que esta se destina influenciar diretamente a consciência do indivíduo, de forma a evitar que as condutas incorretas sejam externalizadas, e quando forem, deverá ser objeto de análise somente para se aferir a intenção do indivíduo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais