Buscar

Elementos comum a todos pensadores da matriz contratualista?

💡 3 Respostas

User badge image

Anderson Fernandes

Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos contratualistas é a respeito da política: a idéia de que a origem do Estado está no contrato social. Parte-se do princípio de que o Estado foi constituído a partir de um contrato firmado entre as pessoas. Aqui entende-se o contrato como um acordo, consenso, não como um documento registrado em cartório. Além disso, a preocupação não é estabelecer um momento histórico (data) sobre a origem do Estado. A idéia é defender que o Estado se originou de um consenso das pessoas em torno de alguns elementos essenciais para garantir a existência social. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em regra, não possui nenhum elemento comum de forma generalizada, mas, podemos citar alguns posicionamentos:

Thomas Hobbes: o homem por sua natureza, era gerado mau, bárbaro e egoísta, pois o ser humano sempre busca sua satisfação pessoal acima dos outros, pois sempre está disposto a sacrificar o bem do próximo ou um bem que traga benefícios coletivos, para seu próprio benefício.

John Locke: acreditava que o homem nascia racional e social, sendo predispostos a fazer o bem e com um forte senso de amor ao outro indivíduo e empatia pela dor de um terceiro. Por acreditar que os seres humanos são livres e iguais, tendem a proteger uns aos outros, havendo a necessidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais