Buscar

Quem investiga o Ministério Público?

Quem exerce a função investigatíva diante de denúncias que porventura venham a ser feitas contra atos dos menbros do Ministério Público?

💡 3 Respostas

User badge image

Ramon Salgueiro

Ninguém.

0
Dislike0
User badge image

Augusto Cesar Santos

Constitucionalmente, o próprio MP se fiscaliza, lógico que de forma jurisdicional (Gráu-jurisdicional). O maior fiscaliza o menor.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Renato Brasileiro de Lima explica que, “(...) de acordo com o art. 41, inciso II, e parágrafo único, da Lei nº 8.625/93, constitui prerrogativa dos membros do Ministério Público, no exercício de sua função, a de não ser indiciado em inquérito policial, sendo que, quando, no curso de investigação, houver indício da prática de infração penal por parte de membro do Ministério Público, deve a autoridade policial, civil ou militar remeter, imediatamente, sob pena de responsabilidade, os respectivos autos ao Procurador-Geral de Justiça, a quem competirá dar prosseguimento à apuração.” (Manual de Processo Penal. 4ª ed. pg. 168)

Lei nº 8.625/93 - Lei Orgânica Nacional do Ministério Público

Art. 41. Constituem prerrogativas dos membros do Ministério Público, no exercício de sua função, além de outras previstas na Lei Orgânica:

II - não ser indiciado em inquérito policial, observado o disposto no parágrafo único deste artigo;

Parágrafo único. Quando no curso de investigação, houver indício da prática de infração penal por parte de membro do Ministério Público, a autoridade policial, civil ou militar remeterá, imediatamente, sob pena de responsabilidade, os respectivos autos ao Procurador-Geral de Justiça, a quem competirá dar prosseguimento à apuração.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais