Buscar

qual a importância do sistema de informação nas grandes organizações?

💡 2 Respostas

User badge image

Wevelly Felipe

(A resposta pode não estar muito objetiva, além disso os outros dois níveis que não explicitei - Gerencial e Operacional - seguem a mesma linha do Estratégico, tendo cada um sua função e características. Além disso, peço perdão caso tenha cometido algum erro, pois estou ainda no 1° período. No entanto, a informação passada provavelmente vai ajudar a você a formar o resto o seu pensamento, ou resposta.)

A importância dos Sitemas de Informação é bem grande, mas o seu principal objetivo é pegar dados (fatos isolados), processar e transformá-los em informações. Esta informação deve ser relevante e deve ser provida a alguém que a necessite na medida certa e em tempo oportuno.

Nas grandes empresas os Sitemas de Informação, sobretudo os automatizados (TI), exercem papéis muito importantes: organizando atividades, provendo controles e ajudando nas decisões. Ademais, neste mesmo contexto de grandes empresas, os Sitemas de Informação fornece informações em três níveis, são eles:

Sistema de Informação Estratégico (Nível Estratégico)
Sistema de Informação Gerencial (Nível Gerencial)
Sistema de Processamento de Transações (Nível Operacional)

Onde estes três estão organizados em importância de maior para o menor. Assim, por exemplo, no mais alto nível - o Estratégico - o SI deve fornecer informações vitais, menos detalhadas e mais objetivas e, além disso, fornecer informações externas ao ambiente do Sistema. Ao passo que diminui, mais detalhes devem ser passados pelo Sistema a fim de prover informações "menos objetiva" para ajudar nas decisões no dia a dia do tomador de decisão.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A busca por solução dos problemas enfrentados atualmente pelo cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos conduz os gestores a unir as partes que compõem a organização para formar um sistema que dará condições para administrar o todo.

Os sistemas de informações têm por finalidade gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. 

Sistemas de informações é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

Os sistemas de informações gerenciais são instrumentos de excelente qualidade para o processo decisório. Porém, para que a empresa possa usufruir as vantagens básicas dos Sistemas de Informações Gerenciais, é necessário que alguns aspectos sejam observados: O envolvimento da alta e média gestão; A competência por parte das pessoas envolvidas com o SIG; O uso de um plano mestre ou planejamento global; A atenção específica ao fator humano da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais