Buscar

qual a diferença estrutural da frutofuronose e glicopiranose?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A frutofuronose é um monossacarídeo, a forma mais simples de carboidrato. Como o nome indica, mono (um) sacarídeo (açúcar) contém apenas um grupo de açúcar; assim, eles não podem ser quebrados mais adiante. Cada subtipo de carboidrato tem efeitos diferentes no corpo, dependendo da estrutura e da fonte (ou seja, de que alimento vem). A estrutura química afeta a rapidez e / ou facilidade com que a molécula de carboidrato é digerida / absorvida. A fonte afeta se outros nutrientes são fornecidos junto com o carboidrato.

Já a fórmula molecular de alfa-D-glicopiranose e alfa-D-glicose é a mesma, mas diferem no arranjo estrutural que é alfa-D-Glucopiranose é estrutura de anel fechado (estrutura de anel de carbono 5) com ligação hemi acetal e alfa-D -Glucose é estrutura aberta (anel) sem ligação hemi acetal.

Nosso fígado é o principal local do metabolismo da frutofuronose. No fígado, a frutose pode ser convertida em derivados da glicose e armazenada como glicogênio hepático. O fígado só pode usar e armazenar tanto frutose como glicogênio de uma só vez. O restante será armazenado como gordura.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais