Buscar

Hidraulica

Por um canal retangular de 2,0m de largura, posicionado a 20m do nível de referência escoa 3,0m³/s de água a uma profundidade de 1,8m. Calcular a energia hidráulica total na superfície da água

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Energia hidráulica é o que é produzido pela água que é armazenada em reservatórios e lagos a uma altitude elevada (de modo que tem energia potencial gravitacional). Se em um dado momento ela cai para um nível mais baixo, essa energia é transformada em energia cinética e depois em energia elétrica na usina hidrelétrica.

Vantagens: é uma fonte de energia limpa, sem resíduos e é fácil de armazenar. Também a água armazenada em reservatórios situados em altitude permite a regulação do fluxo do rio.

Desvantagens: a construção de usinas hidrelétricas é cara e precisa de grandes redes de cabos de energia. Reservatórios também significam a perda de solo e fauna produtivos devido à inundação de seu habitat. Eles também causam uma diminuição no fluxo dos rios e córregos abaixo da barragem e alteram a qualidade das águas. A animação a seguir mostra como a energia hidráulica é armazenada e explorada.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais