Buscar

Como ocorre o processo de reconhecimento, direcionamento e síntese das proteínas destinadas ao sistema de endomembranas?

💡 2 Respostas

User badge image

David Melo

Os intinerários seguidos pelas proteínas dependem de certos sinais (químicos) em suas moléculas e de receptores específicos distribuídos nos locais por onde elas passam.

É isto que faz, por exemplo, uma enzima hidrolítica, recém sintetizada, se dirigir ao endossoma e não à superfície celular.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Sistema de Endomembranas é um dos maiores compartimentos celulares. É composto por cisternas, sáculos e túbulos que se comunicam através de vesículas transportadoras.


Uma vesícula transportadora brota da membrana da organela doadora, trafega pelo citosol e se funde na membrana da organela receptora; deste modo, não só o conteúdo da vesícula, mas também a sua membrana, são transferidos à organela receptora.


Para garantir que as proteínas cheguem aos destinos certos, as células possuem vários sistemas de entrega, assim como os nossos serviços postais. Nesses sistemas, rótulos ou identificadores moleculares (muitas vezes, sequências de aminoácidos) são utilizados para endereçar as proteínas para entrega nos locais específicos. Vamos dar uma olhada como esses sistemas de entrega funcionam.


O sistema endomembranar (endo- = "dentro") é um grupo de membranas e organelas das células eucarióticas que trabalham em conjunto para modificar, empacotar e transportar lipídios e proteínas. Ele inclui uma variedade de organelas, tais como o envoltório nuclear e lisossomos, que talvez você já conheça, e o retículo endoplasmático e complexo de Golgi, que abordaremos em breve.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais