Buscar

por que o ATP é moeda de troca?

💡 4 Respostas

User badge image

Kimberllyn Moraes

A molécula de ATP funciona como um carreador de energia, permitindo que a célula aproveite a energia dos nutrientes para a fabricação dos seus constituintes. O papel central do ATP no metabolismo pode ser entendido como se esse composto fosse uma espécie de moeda energética.
"Imagine que você quer comer chocolates, mas só tem uma bola de basquete. O dono da padaria dificilmente trocará a bola de basquete por chocolates.
"Entretanto a venda da bola (reações químicas que liberam energia) permitirá que você adquira dinheiro (ATP) e utilize o dinheiro na compra dos chocolates (reações químicas que necessitam de energia).
"Você e o dono da padaria seriam as enzimas que viabilizam a transação. Os motivos para o 'sucesso' do uso do ATP pelos sistemas biológicos ainda não está esclarecido e continua sendo ativamente pesquisado por diferentes laboratórios no mundo e no Brasil".

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A energia obtida pela respiração é utilizada posteriormente e cada parte dessa energia que é liberada, é utilizada pela molécula de adenosina trifosfato (ATP). Ou seja, um número grande de energia, que se encontra na molécula de glicose, transforma-se em quantidades menores de energia, que se encontram nas moléculas de ATP. Essas, por sua vez, ficam na célula e vão sendo utilizadas durante o metabolismo de forma a se espalhar por toda a célula.

A síntese ocorre com uma molécula de adenosina difosfato com mais um radical fosfato que está na célula. Com a energia que é liberada pela respiração, o fosfato se une ao ADP e forma o ATP e um fosfato cheio de energia. Quando há a necessidade de energia para a realização de um trabalho, o ATP entrega esse fosfato e se transforma em ADP. Quando a respiração libera energia novamente, ele transforma-se novamente em ATP. O processo de ligar o fosfato com pouca energia ao ADP recebe o nome de fosforilação.

1
Dislike0
User badge image

arianne Thalita

Paloma vc é de Goiânia?
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais