Buscar

quais atividades envolvem a definição de localização de uma fábrica?

💡 1 Resposta

User badge image

Raissa Silva

A primeira etapa é definir o tipo de atividade que essa empresa realizará. Por quê? Dependendo da atividade isso pode ter implicações no zoneamento municipal. Além disso, verificar questões sobre fornecimento de energia elétrica, água, necessidade de adequações devido a poíticas ambentais do município/estado etc.

Sabendo o que quer fabricar e certificando-se de que não há problemas com zoneamento, fornecimento de água ou energia, verificar os impostos na região (haverá isenção de IPTU? Qual o valor do ICMS no estado que quer se instalar?), verificar questões reacionadas a mão de obra (Qual o valor da mão de obra para os funcionários que pretende contratar? Como é o sindicato? As empresas já instaladas nas regiões pretendidas tem muitos problemas? Quais as covenções coletivas em vigor para empresas de segmentos parecidos com os teus?), verificar os incentivos do governo para a atividade que exercerá, verificar se há universidades próximas (quais são essas universidades? qual a qualidade da mão de obra que elas formam? quais os rincipais projetos? de que forma elas podem contribuir, com convênios, para processos e projetos de inovação?) enfim. Essas perguntas são interessantes para dimensionar problemas, desembolsos e vantagens.

Por fim, acredito que olhar para a localização dos princiais fornecedores daquilo que você precisará e também para a rodovia mais próxima, com a finalidade de escoar o que você vai produzir, é importante para sabermos o quanto provavelmente gastaremos ou economizaremos com fretes.

Espero ter ajudado.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais