Buscar

O princípio do duplo grau de jurisdição é explícito ou implícito

O princípio do duplo grau de jurisdição é explícito ou implícito? Justifique sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Hevelly Olivencia

O princípio do duplo grau de jurisdição não está escrito em um artigo da Constituição Federal. Guilherme Souza Nucci, sabiamente em seu Manual de Processo Penal e Execução Penal, nos exclarece que apesar de não existir essa previsão, a própria Constituição trouxe em seu texto o poder Judiciário subdividido, o que nos faz entender que o duplo grau de jurisdição é princípio constitucional. Além disso, o Pacto de São José da Costa Rica dispoe sobre o direito de recurso contra sentença a juiz ou tribunal superior em seu Art. 8. Sabemos que os tratados internacionais, versando sobre direitos humanos, devem ingressar no ordenamento jurídico brasileiro como norma constitucional, como autorizam os §§ 2º e 3º do art. 5º da CF.

Enfim, defendem alguns autores que, por estar explicito no Pacto de São José da Costa Rica, o princípio do duplo grau de jurisdição é explicito. Outros entendem que os acordos internacionais não tem força constitucionais, mas supra legais, ou seja, abaixo da Cosntituição e acima da lei. Para eles, o referido princípio é implicito.

Esse é um tema de debate que pode ser derrubado pelo livre convencimento e uma boa argumentação.

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais