Buscar

qual a funçao do pka ?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Franco

       O sistema (3-adrenérgico exerce um papel importante na modulação do desempenho cardíaco. Sob ação de um agonista, como o isoproterenol, o receptor 0-adrenérgico, via proteína G, adenil ciclase e adenosina monofosfato cíclico (AMPc), ativa a proteína quinase A (PKA), desencadeando profundas alterações no ciclo de cálcio intracelular. Pesquisas têm descrito que a PKA regula a função cardíaca, processos metabólicos, expressão gênica, crescimento celular e o transporte de ions no coração. Em razão de nossos trabalhos terem observado diminuição da fosforilação da fosfolambam (PLB) na serina 16 no miocárdio de ratos obesos, e como a PKA é responsável por fosforilar a PLB, a proposta deste estudo será investigar a relação entre PLB e PKA miocárdica. A hipótese deste estudo é que a diminuição da PLB fosforilada em ratos obesos é decorrente da menor expressão da PKA miocárdica. 

 

 
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Pela definição de Arhenius, um ácido é qualquer substância (HA por ex) que em meio aquoso se dissocia:

HA -> (H+) + (A-)

De maneira análoga, uma base é qualquer substância que em meio aquoso se dissocia da seguinte forma:

B(OH) -> (B+) + (OH-)

No entanto sabe-se que nem todo ácido ou base se dissocia completamente, ou seja eles podem se apresentar em diferentes concentrações de cada um desses íons, isso pode ser verificado pela constante de ionização, chamada Ka para ácidos ou Kb para bases, que é um valor constante para cada substância que informa a porcentagem de íons formados na dissociação: Quanto maior o Ka de um ácido, mais ele se dissocia, maior a qtde de H+ formada e o consideramos "forte".

No entanto os valores de Ka geralmente são muito pequenos ou muito grandes e difíceis de serem trabalhados. O Ka do ácido clorídrico (HCl) é igual a 1,0 x 10^7 enquanto o do ácido cianídrico é 4,9 x 10 ^-10 por exemplo.

Aí entra o pKa, que nada mais é do que o valor negativo do log do Ka, uma ferramenta matemática usada para facilitar os cálculos:

pKa = - log Ka

Assim, os valores de pKa do HCl e do HCN são respectivamente -7,0 e +9,3! Bem mais fáceis de serem trabalhados. Assim, quanto menor o Ka, maior será o pKa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais