Buscar

O que representa o princípio da preponderância dos interesses?

💡 3 Respostas

User badge image

VANESSA FREITAS

O principio da preponderância dos interesses é as matérias de interesse nacional sendo de competencia da União, matérias de interesse regional, de competência dos Estados-membros e matérias de interesse local, de competência do municipio . 

4
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O ordenamento constitucional adotou o princípio da preponderância dos interesses no que diz respeito ao critério de repartição de competências.

Isto é, o ente federativo que tiver maior interesse na matéria, será aquele competente sobre ela.

Nas matérias em que preponderar o interesse nacional, a competência será da União. As matérias de interesse regional são de competência dos Estados-membros. As matérias de interesse local, de competência do Município.

O Distrito Federal, conforme art. 32, §1º da Constituição Federal de 88, acumula matérias de interesse regional e local.

Manter relações com Estados estrangeiros, por exemplo, é interesse preponderante da União, desta forma consta no artigo 21 da Constituição.

 

3
Dislike0
User badge image

JEFFERSON LAURIANO DOS SANTOS

esse princípio, cabem à União as matérias de interesse predominantemente geral, aos Estados as matérias de interesse predominantemente regional e aos Municípios as matérias de interesse predominantemente local, cabendo destacar que o Distrito Federal acumula as competências de âmbito estadual e municipal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais