Buscar

no mundo grego antigo, como era na prática da justiça a acepção do direito natural e do direito positivo?

💡 2 Respostas

User badge image

Osvaldo Cavalcante

 É bem notavel que os gregos tinham uma certa oposição ao Direito Positivo, principalmente por influencia dos filósofos. Como sócrates que se opunha até a escrever os próprios conhecimentos filosóficos, ou seja positivar suas idéias, tudo que sabemos sobre Sócrates foi escrito por seu discipulo Platão.

 Sua pergunta é meio complexa por ser contextualizada no mundo júridico. Na prática da justiça o positivismo não exercia grande influencia no contexto grego antigo, pois o que imperava era o discurso e a oralidade, ou seja formas de convencimento. Por exemplo sofistica, dialética retórica dentre outras.

 Devido os motivos citados acima o Jusnaturalismo ou Direito Natural imperava na época e o Direito Positivo começou a crescer depois nessa cultura.

 Uma questão importante é que se você levar essas idéias para o lado dos povos romanos ocorre uma acepção contrária, em sua cultura o Direito Positivo dominava as relações.

  Espero ter ajudado!

0
Dislike0
User badge image

Victor Vasconcelos

ajudou muiito obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais