Buscar

O que representa, em um estado democrático de direito, o Direito Penal?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Henderson

Em um estado democrático de direito, onde valoriza-se a liberdade individual, o direito penal atual como limitador dessas liberdades, de modo que a liberdade de um não afete a liberdade do outro indivíduo. "a sua liberdade termina onde a liberdade do outro começa". Há de se entender, entretanto, que o direito penal não assume um papel eficaz de prevenção dessas invasões e desrespeitos de liberdades individuais, mas sim, um caráter punitivo quando esses ideais são concretamente desrespeitados. Já se verifica facilmente que o receio das punições no que se refere ao desrespeito às normas sociais não impede a prática de crimes e respeito às normas, e isto se dá por diversos fatores, estes que se dão complexamente no ordenamento. Resumindo, o direito penal assume o carater punitivista da sociedade, de modo a ser utilizado quando há desrespeito às normas sociais e liberdades individuais.

Espero ter te ajudado um pouco. beijos

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Para Zaffaroni, o Direito Penal se refere, de um lado, ao conjunto de leis penais, ou seja, à legislação penal e, de outro, ao sistema de interpretação dessa legislação.

Para Welzel, é "a fração do ordenamento jurídico que estabelece as características da ação criminosa, sujeitando ao seu autor penas ou medidas de segurança". 

Segundo Mezger, "compreende o conjunto de normas jurídicas que regulam o poder de punir do Estado, tendo como pressuposto a prática do delito e como consequência a imposição de sanção".

Para Guilherme Nucci, é o "conjunto de normas jurídicas voltado à fixação dos limites do poder punitivo do Estado, instituindo infrações penais e sanções correspondentes, bem como regras atinentes a sua aplicação".

Para Masson, "é o conjunto de princípios e leis destinados a combater o crime e a contravenção penal, mediante a imposição de sanção penal (pena ou medida de segurança)". 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais