Buscar

porque podemos dizer que os aminoácidos são anfóteros ?

💡 2 Respostas

User badge image

Janete Gomes

Por apresentarem um grupo ácido e outro básico, os aminoácidos reagem tanto com as bases minerais como com os ácidos minerais. Eles se apresentam na forma de sais, pelo fato de haver uma neutralização intramolecular, este fato explica o estado sólido dos aminoácidos e a solubilidade em água

7
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os aminoácidos são os blocos básicos de construção das proteínas. Existem vinte aminoácidos de ocorrência natural, e todos são caracterizados por um grupo de anime, um grupo de ácido carboxílico e uma cadeia lateral única (ou grupo R) que dá a cada um suas propriedades específicas.

Os aminoácidos são anfotéricos, o que significa que eles têm tendências ácidas e básicas. O grupo carboxilo é capaz de perder um protão e o grupo amina é capaz de aceitar um protão. Os aminoácidos também têm caráter iônico e comportam-se como anfólitos, o que significa que eles se movem para seus pontos isoelétricos quando colocados em um gradiente de pH sob um campo elétrico.

Os aminoácidos se conectam uns aos outros através da formação de ligações peptídicas envolvendo os grupos amino e carboxila. Essas ligações são o resultado de uma reação de desidratação e são planas e parcialmente iônicas devido a seus híbridos de ressonância.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais