A maior rede de estudos do Brasil

Alguém pode passar as repostas da atividade 2, de estética e história da arte ?

PERGUNTA 1

  1. A variedade de possibilidades de composição dos elementos arquitetônicos possibilita que os edifícios expressem linguagens estéticas distintas ao longo da história. Tomando por exemplo Saint Chapelle, construída em 1248, e La Madeleine, construída em 1814, ambas edificações com a mesma finalidade (igreja) e localizadas na mesma cidade (Paris), selecione a alternativa correta.

    Vista interna da capela superior de Saint Chapelle, Paris. Fachada sul da igreja La Madeleine, Paris.

    Igrejas Saint Chapelle, 1248 (esquerda), e La Madeleine, 1814 (direita), Paris.

    a.

    Em Saint Chapelle podem ser observadas abóbodas com nervuras e arcos ogivais, características típicas do Renascimento.

    b.

    A presença das grandes janelas com vidro em Saint Chapelle só foi possível devido aos avanços tecnológicos da Revolução Industrial.

    c.

    A fachada de La Madeleine reproduz os valores estéticos de grandiosidade, simetria e proporcionalidade valorizados na arte clássica.

    d.

    Construções religiosas, como igrejas, são construídas em estilo medieval por causa da forte influência exercida pela Igreja nessa época.

    e.

    Construída na Idade Moderna, La Madeleine possui um estilo arquitetônico novo que não se baseia em estéticas do passado.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 2

  1. “Não, a pintura não está feita para decorar apartamentos. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo”.

    Considerando a citação acima, proferida pelo pintor espanhol Pablo Picasso, assinale a alternativa correta:

    a.

    Picasso era um artista engajado que representou em seus quadros a dor e sofrimento que a guerra causava às pessoas.

    b.

    É considerada “arte pura” aquela que expressa as preocupações puras do artista contra as injustiças de seu contexto social.

    c.

    Desencadear mudanças, polemizar e criticar a ordem presente são atividades do campo político que não cabem ao artista.

    d.

    A arte engajada é uma produção ideologicamente complexa que, portanto, não é produzida por artistas populares, uma vez que estes não possuem domínio filosófico da Estética.

    e.

    Na arte engajada, o artista assume a tarefa de expressar seus sentimentos e preocupações com relação à perfeição estética e compositiva da obra.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 3

  1. Com a revolução industrial e a ascensão do capitalismo, a arte passou a ser considerada algo a ser produzido em massa e consumido como mercadoria. Esse fenômeno foi identificado pelos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer e recebe o nome de Indústria Cultural.

    Em 1962, Andy Warhol, um dos principais nomes do movimento pop art, apresentou sua série de quadros “Latas de sopa Campbell’s” que por um lado se apropria de elementos comerciais na arte e por outro, ironiza a relação entre a indústria cultural e a arte.

    Série de 32 quadros de Andy Warhol representando as variedades das latas de sopa Campbell’s

    Latas de sopa Campbell’s, serigrafias de Andy Warhol, 1962.

    Sobre este fenômeno, assinale a alternativa correta:

    a.

    O termo “indústria cultural” refere-se à inserção de processos e materiais industriais na produção artística, como as serigrafias e as projeções de imagens, e os plásticos e metais.

    b.

    Apesar do desenvolvimento da indústria cultural, a arte manteve-se pura e engajada em sua crítica aos males da sociedade capitalista.

    c.

    A técnica de produção em série adotada pela indústria cultural levou ao maior acesso à arte sem prejudicar a diferença nas relações entre a lógica da obra e seu sistema social.

    d.

    Com a ascensão da indústria cultural, perdeu-se a pureza e autenticidade das obras de arte, que tornaram-se sinal de status social.

    e.

    O monopólio da indústria cultural influenciada pelo capitalismo evidencia-se na produção artística feita sob demanda, personalizada e profundamente ideológica.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 4

  1. Ao longo da história, diferentes movimentos artísticos expressam de maneira distinta os critérios estéticos que qualificam uma determinada obra como bela ou feia. Os artistas da Grécia e da Roma Antiga, por exemplo, consideravam belo os objetos que representavam seu ideal de perfeição, harmonia e equilíbrio através da simetria, proporção e ordem formal. A alternativa que contém movimentos artísticos que pautavam-se nos padrões estéticos clássicos é:

    a.

    Renascimento e Neoclassicismo.

    b.

    Neoclassicismo e Romantismo.

    c.

    Renascimento e Romantismo.

    d.

    Renascimento e Impressionismo.

    e.

    Neoclassicismo e Impressionismo.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 5

  1. “Negação do autêntico, cópia e artificialidade, encontráveis tanto nas artes visuais, na literatura e na música, quanto no design e na profusão de produtos que cercam o cotidiano: souvenir turístico, miniatura, adorno, objetos de decoração e devoção, talismã religioso e outros.”

    Esta definição refere-se mais adequadamente a que conceito?

    a.

    Indústria cultural.

    b.

    Arte engajada.

    c.

    Modernismo.

    d.

    Romantismo.

    e.

    Kitsch.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 6

  1. Assinale a alternativa que contém apenas fatores determinantes para a manifestação da estética kitsch.

    a.

    Equilíbrio, romantismo do fantástico, conforto e cultura homogênea.

    b.

    Empilhamento, romantismo do fantástico, austeridade e cultura mosaico.

    c.

    Equilíbrio, valorização da racionalidade, austeridade e cultura homogênea.

    d.

    Empilhamento, romantismo do fantástico, conforto e cultura mosaico.

    e.

    Empilhamento, valorização da racionalidade, austeridade e cultura mosaico.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 7

  1. Pintura de Eugène Delacroix intitulada “A liberdade guiando o povo”.

    A Liberdade guiando o povo. pintura de Éugène Delacroix, 1830.

    A pintura famosa do pintor francês Eugène Delacroix representa uma mulher simbolizando a Liberdade e carregando a bandeira revolucionária francesa em uma mão e um mosquete com baioneta na outra. O quadro tornou-se um ícone das revoluções francesas do início do século XIX ao representar de maneira folclórica e idealizada uma mulher (a “Liberdade”) como um novo referencial de beleza.

    Delacroix e sua pintura podem ser classificados dentro de qual período?

    a.

    Renascimento.

    b.

    Kitsch.

    c.

    Romantismo.

    d.

    Modernismo.

    e.

    Neoclassicismo.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 8

  1. Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas sobre as características arquitetônicas de diferentes períodos históricos:

    I – Tanto a arquitetura barroca quanto a arquitetura Art Nouveau buscavam romper com as formas geométricas convencionais.

    II – O pós-modernismo, assim como o modernismo que lhe antecedeu, rejeitava os estilos e elementos arquitetônicos do passado.

    III – O estilo românico era predominante na arquitetura clássica e serviu de inspiração para os artistas renascentistas e neoclássicos.

    a.

    Apenas I.

    b.

    Apenas II e III.

    c.

    Apenas I e II.

    d.

    Apenas I e III.

    e.

    I, II e III.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 9

  1. "Grandes mudanças ocorreram na arte a partir do início do século XV. Os interesses modificaram-se e já não importava apenas a representação de cenas religiosas com figuras impregnadas de simbolismo. (...) A mitologia grega passou a ser investigada, servindo como fonte de inspiração temática para as novas pinturas da época. O espírito investigativo tomou conta desse homem 'universal', que buscou novas maneiras de desenvolver suas obras, seja por meio do uso de novas técnicas de pintura, seja por meio do uso da perspectiva, que o ajudaram a alcançar uma representação mais fiel da realidade."

    CORTELAZO, P. R. A história da arte por meio da leitura de imagens. Curitiba: Intersaberes, 2012. p.32.

    Sobre a produção artística descrita nesse texto, assinale a alternativa correta:

    a.

    A produção dos artistas do início do século XV é considerada popular pois não estava ligada a um movimento artístico profissional, buscando a interpretação subjetiva da realidade.

    b.

    Como não haviam escolas formais para estudarem seu contexto histórico, os artistas renascentistas podem ser classificados como ingênuos e espontâneos.

    c.

    A produção artística renascentista tinha uma clara preocupação com a perfeição estética e isso pode caracterizá-la como uma arte pura.

    d.

    Os artistas renascentistas eram profissionais integrados, pois trabalhavam dentro das métricas corretas, sem questionar as convenções e técnicas de seu tempo.

    e.

    A arte do início do século XV era profundamente engajada, uma vez que seu principal objetivo era representar simbolicamente cenas religiosas.

     

0,2 pontos   

PERGUNTA 10

  1. Sobre as relações entre arte e sociedade, avalie as frases a seguir e assinale a alternativa que contém apenas as sentenças corretas.

    I - A arte e a sociedade são indissociáveis pois ambas surgem da relação das pessoas com seu habitat.

    II - As pinturas em cavernas produzidas pelas sociedades pré-históricas não são consideradas arte pois retratam apenas elementos do meio natural.

    III - Sociedades de diversas partes do mundo apropriaram-se da arte ao longo da história para representar seus elementos religiosos.

    a.

    Apenas I e III.

    b.

    Apenas I e II.

    c.

    Apenas III.

    d.

    Apenas II e III.

    e.

    I, II e III.


13 resposta(s)

User badge image

Rafael Oliveira

Há mais de um mês

Galera vamo la, expira amanha a materia da uma ajuda kkk

Galera vamo la, expira amanha a materia da uma ajuda kkk

User badge image

Vanessa Pohlmann Ferreira

Há mais de um mês

gente, nesse link tem as respostas: https://www.passeidireto.com/arquivo/44457933/revisar-envio-do-teste--atividade-2---valendo-2--2

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes