Buscar

UMA EXPLICAÇÃO SOBRE LUXAÇÃO PATELAR EM DIVERSAS RAÇAS DE ANIMAIS .

💡 4 Respostas

User badge image

Rafaela Custodio

A displasia coxofemoral acomete cães das raças de raças grandes e gigantes, devido a fatores geneticos e o peso do animal, mas qualquer raça pode desenvolver a doença. Fatores como piso e nutricao devem ser levados em consideração no desenvolvimento da displasia.

A doença raramente ocorre em caes que possuem peso abaixo de 11 a 12 kg, quando adulto.

A predisposicao genetica é devido genes que alteram a conformacao de cartilagens, e os musculos da regiao coxofemoral. Com o crescimento o animal apresenta disparidade entre a massa muscular e o crescimento esqueletico, causando uma desproporcao.

Raças comuns: Labrador, Golden Retrievers, Rottweiler, Pastor Alemão,  Bernese Mountain Dog, São Bernardo,  Dogue Alemão, e o Buldogue Inglês. Qualquer raça canina considerada de tamanho médio, grande e ou gigante, poderá desenvolver a displasia.

Literatura:Piermattei, Ortopedia e Tratamento de Fraturas de Pequenos Animais. p 539

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A luxação em animais pode ocorrer de forma congênita, ou seja estar presente desde seu nascimento (genética), ou provocada por um traumatismo (geralmente em animais filhotes ou de pequeno porte).
Quando ocorre esta luxação, ou seja deslocamento da rotula, o animal sofre dor e problemas para se movimentar, e em casos mais graves inutilizar a área.
Existem diferentes graus de luxação da patela:

Grau 1: interrupção na luxação, fazendo com que o animal manque ao tentar andar.

Grau 2: luxação mais frequente, e pode gerar um artrite depois de anos. Ligeira rotação ao caminhar, podendo fazer com que o animal fique sem caminhar.

Grau 3: a luxação é permanente e o animal manca moderadamente.

Grau 4: a luxação é permanente, causando uma dor extrema ao animal caminhar e impede que ele realize atividades de esforço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais