Buscar

Como podemos compreender o Direito constitucional atualmente?

O que contribuiu para que houvesse a aplicação dos direitos constitucionais fundamentais nas relações privadas? E qual a principal consequência?

💡 1 Resposta

User badge image

erlaine rivas

Bem interessante sua pergunta Danielle!

Os Direitos Fundamentais são basicamente a menina dos olhos em toda a CF/88, portanto assumem uma posição hierárquica mais elevada em relação aos outros expostos.Se no passado, o Direito Constitucional regulamentava o funcionamento estatal, limitando seu poder e delineando sua Soberania, a fim de que o Estado não viesse se tornar um opressor tirano,  percebeu-se também que a sociedade em suas relações privadas também poderia ser um tanto opressora e negligente quanto aos direitos e garantias fundamentais da pessoa em suas relações. 

De modo bem grosseiro, A e B celebraram um contrato, onde A empresta uma quantia X a B e B tem um certo prazo determinado para liquidar o empréstimo e dá como garantia da paga uma parte do seu corpo, que ficará a critério do credor A.
Mesmo que extrapole o prazo para pagamento, hoje as garantias fundamentais previstas no art. 5º impedem que A execute a garantia estipulada no contrato. Foi um modo bem grotesco, mas espero que entenda.

Eu indico pra você MARMELSTEIN, George. Curso de direitos fundamentais e também a um filme chamado " O Mercador de Veneza."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais