Buscar

O QUE É HOMEOSTASE?

💡 2 Respostas

User badge image

Adriele Wience do Vale

Manutenção das condições estáveis ou constantes do meio interno. Significa equilíbrio.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para que tudo funcione como deve, o nosso organismo tenta conservar constante as condições da vida. Ele faz isso o mobilizando os mais diversos sistemas, como o sistema nervoso central, o endócrino, o excretor, o circulatório, o respiratório etc.


Essa mobilização é chamada de Homeostase. Para entender melhor, vamos apresentar um exemplo:

Em  grandes altitudes  o oxigênio do ar atmosférico está mais rarefeito. A atividade respiratória de pessoas que se encontram nesses lugares torna-se insuficiente dentro do rítmo normal. Para compensar essa dificuldade, o organismo lança mão de um meio homeostático: intensificação do rítmo respiratório e depois, lentamente, maior produção de hemácias, que são logo lançadas na circulação sanguínea. Com uma taxa de hemácias maior, o indivíduo consegue reter eficientemente nos pulmões, o pouco O2 que o ar lhe oferece.


Assim, podemos definir a homeostase da seguinte forma: é a capacidade do  nosso organismo de mostrar uma situação, tanto física quanto química , que seja característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio externo.

 

Fonte:https://alunosonline.uol.com.br/biologia/propagacao-impulso-nervoso.html

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais