Buscar

Qual a melhor forma de fazer lançamentos contábeis com tributos de icms, pis e cofins?

💡 1 Resposta

User badge image

Ronald Freitas

Esses tributos , como o ICMS, o ISS, a COFINS e o PIS, devem ser registrados em contas próprias de resultado, cujos saldos, na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), aparecem como parcelas redutoras da receita bruta, para a determinação da receita líquida.

A contabilização dos referidos tributos deve ser feita simultaneamente ao registro do faturamento, tendo como contrapartida contas próprias de impostos a recolher, no Passivo Circulante.

Reforço aqui que os impostos e contribuições incidentes sobre a receita de faturamento devem ser contabilizados pelo regime de competência.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

ICMS trata-se do  Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, ou seja, é um tributo que ocorre sobre a movimentação de mercadorias como produtos alimentícios e bebidas, eletrodomésticos, cosméticos, eletrônicos e sobre serviços de transporte sejam eles intermunicipais, interestaduais e até mesmo em importações de fora do país, além de incidir sobre qualquer natureza de comunicação.

Para realizar o cálculo do ICMS, deve-se usar a seguinte fórmula:

Preço da Mercadoria X Alíquota = Valor do ICMS da Mercadoria

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais