Buscar

Quais os aspectos bioquimicos dos neuronios?

Quero que quem responda faça uma relação entre a histologia e bioquimica.

💡 2 Respostas

User badge image

Bárbara Brusco

O neurônio é normalmente uma célula grande, com núcleo central e nucléolo bem evidente. No seu citoplasma acha-se numerosas mitocôndrias e o retículo endoplasmático forma granulações.  Também apresenta muitas ramificações (Dendritos) e uma única chamada de axônio. O axônio é resvestido pela bainha de mielina , que funciona como material isolante. As comunicações entre neurônios chamam-se sinapses. 

1
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O sistema nervoso transmite sinais muito rapidamente e é muito superior em velocidade e seletividade. As células nervosas são capazes de receber e dar instruções por meio de impulsos elétricos, conduzidos por caminhos específicos.

Os neurônios são capazes dessas funções, levando estímulos da periferia para os centros de comando (neurônio sensitivos) e do centro para a periferia, levando instruções-resposta (neurônio motor). A resposta pode ser uma contração muscular, uma secreção glandular, etc.

Assim através de cadeias de neurônios os impulsos são conduzidos e se promove uma integração entre as ações externas e reações internas correspondentes.

O impulso nervoso é tipicamente um fenômeno elétrico que se estabelece na membrana do neurônio. No estado de repouso, a membrana se acha POLARIZADA, apresenta cargas negativas na sua face interna e cargas positivas na sua face externa, numa diferença de potencial. - chamado de "Potencial de repouso" de -90mV.

Essa diferença de potencial ocorre devido a composição iônica do meio interno não ser igual a composição iônica do meio externo. A carga interna negativa se deve ao conteúdo protéico, parcialmente contrabalançado por íons de Na+ e K+, havendo uma maior concentração externa de Na+ e maior concentração interna de K+.

Essa diferença de concentração é mantida por um transporte ativo de bomba de sódio-potássio. Essa bomba, graças à atividade ATPasica da membrana, libera energia para o transporte de íons, mantendo as diferenças de concentração e polaridade da membrana.

Para cada molécula de ATP consumida, gera uma ação eletrogênica da ATPase Na+ e K+ realiza o bombeamento de três Na+ para fora da célula e dois K+ para dentro da célula. Como esse íons tem quantidades de carga elétrica diferentes mantêm-se potencial de ação na situação de repouso. Se houver interrupção no funcionamento da bomba, o Na invade passivamente a célula e o K a abandona, igualando-se os potenciais e despolarizando a membrana.

Um estimulo nervoso é qualquer estimulo (mecânico, térmico, químico, elétrico e etc.), capaz de modificar o funcionamento da bomba de sódio-potássio. "Desrregulada" a bomba de Na+ /K+ num único ponto, haverá troca de íons (invasão de Na+ e saída de K+), invertendo-se as cargas naquele ponto e se criando um novo potencial de membrana no local.

Quando essa diferença de potencial assumir uma certa carga (+40mV=potencial de ação), o fenômeno se propaga para as regiões vizinhas a ponto de estímulo repetindo-se o fenômeno.

Assim, o fenômeno básico da origem e condução nervosa reside em troca transitória e repentina da permeabilidade da membrana celular, com participação do Na+ e K+.

Na medida em que se propaga para as regiões vizinhas, as regiões de início do processo voltam a situação original. É, pois, uma propagação em "onda". Qualquer ponto da membrana neuronal (e do axônio) é excitável e dali se propaga. Se excitarmos um axônio isolado, o impulso se propaga ao corpo celular e dendritos, porém não às células vizinhas.

Esse tipo de propagação é chamado contínuo, pois percorre toda a extensão da membrana. Percebe-se, portanto que, não há arrefecimento do estímulo, pois, o consumo de ATP em cada ponto garante a energia necessária.

Existe ainda um tipo de condução chamado "Condução Saltatória", que se trata do processo realizado nos axônios que possuem bainha de mielina em forma de segmentos, onde existe pouco contato do axônio com o meio (nódulo de Ranvier). Em cada nódulo cria-se uma diferença de potencial que "salta" para o nódulo seguinte. Deste modo, a condução do impulso é muito mais rápida.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais