Buscar

pedagogia

Um elemento importante no processo de alfabetização é a criação de um ambiente alfabetizador que envolva todos os profissionais da instituição escolar.        Para contribuir com esse projeto  o professor pode

A

utilizar materiais escritos produzidos especialmente para o uso escolar, como livros didáticos, uma vez que estes não precisam ser adaptados às necessidades dos alunos.

B

adaptar materiais de usos sociais, linguagens e formatos diversos à realidade dos alunos e à sua  capacidade de compreensão, evitando materiais complexos e muito extensos dentro da sala de aula.

C

selecionar materiais produzidos para o uso escolar e diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, e cumprindo a mesma função que exercem fora da escola, desde que não sejam inadequados aos alunos. 

D

produzir, com o auxílio da equipe, materiais escritos que considerem as características do grupo de alunos e os objetivos didáticos da escola, evitando inadequações naquilo que é apresentado à classe.

E

expor  textos com desenhos infantilizados, de preferência em letra cursiva, para melhor aproximar o público infantil das produções textuais.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder a questão utilizaremos de conhecimentos prévios sobre Psicologia na Educação.


A) Utilizar materiais escritos produzidos somente para o uso escolar não é o ideal. O material precisa ser desenvolvido para que a criança tenha vontade de usá-lo mesmo quando estiver fora da escola.

ALTERNATIVA INCORRETA


B) Não é dever do professor adaptar materiais à realidade dos alunos. Os alunos que devem se adaptar aos diferentes tipos e estilos de materiais didáticos.

ALTERNATIVA INCORRETA


C) Utilizar de materiais que circulam na sociedade em seus suportes originais faz com que o aluno se familiarize com diferentes estilos textuais.

ALTERNATIVA CORRETA


D) Todos os alunos devem ser tratados como indivíduos únicos, mesmo se fizerem parte de uma mesma classe.

ALTERNATIVA INCORRETA


E) Expor os alunos a textos infantilizados vai deixá-los acostumados com textos daquele estilo e fará com tenham dificuldades em textos mais complexos. Além disso, é preferível que os textos estejam em letra de forma, pois é dessa maneira que a grande maioria dos materiais para leitura estão escritos.

ALTERNATIVA INCORRETA


Portanto, a alternativa correta é a C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais