Buscar

o que é desconsideração da personalidade jurídica da empresa? quando ela poderá ocorrer?

💡 3 Respostas

User badge image

Riceli Gonçalves

 

 

Para que ocorra a desconsideração é essencial a presença comprovada da fraude associada a autonomia patrimonial da pessoa juridica.

1
Dislike0
User badge image

Sônia Lopes

A desconsideração da personalidade jurídica é uma prática no direito civil e no direito do consumidor e no direito falimentar de, em certos casos, desconsiderar a separação existente entre o patrimônio de uma empresa e o patrimônio de seus sócios para os efeitos de determinadas obrigações, com a finalidade de evitar sua utilização de forma indevida, ou quando este for obstáculo ao ressarcimento de dano causado a terceiros.
1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A criação da personalidade jurídica foi um passo importante no exercício da atividade empresarial, não se confundindo o patrimônio dos indivíduos com o da pessoa jurídica. Contudo, tendo em vista a proteção patrimonial das pessoas jurídicas e sua independência, elas começaram a ser utilizadas de forma fraudulenta, com pessoas se utilizando da blindagem da pessoa jurídica para se esquivar de dívidas, por exemplo.

Sendo assim, a fim de eliminar tais atitudes ilegais, foi criado o instituto da desconsideração da personalidade jurídica, que permite a extensão da responsabilidade aos bens particulares dos administradores ou sócio da pessoa jurídica.

Ela ocorre, sobretudo, nos casos de abuso de poder, que é caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial.

Contudo, a desconsideração deverá ser declarada somente pelo juiz, por meio de um requerimento de uma das partes ou do Ministério Público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais