Buscar

Microbiologia (teste de gram )

3. Explique o mecanismo de coloração com bases nas diferenças nas estruturas das paredes celular gram-positivas e gram-negativas e como cada uma dessas estruturas reage aos reagentes: a) Cristal violeta; b) iodo-iodetada ou mordente); c) Álcool (ou Solução álcool-acetona); e d) Safranina (ou Fucsina).

💡 5 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

a) Ambas as bactérias (G+ e G-) retém o corante cristal violeta em suas paredes celulares. Ambas ficam com coloração roxa. b) O Mordente auxilia a fixar o corante. Ambas continuam com coloração roxa. c) Ao fazer a lavagem com o álcool, graças a diferenças estruturais presentes na parede celular das bactérias G- e G+ cada uma reage de uma forma. Como o parede celular de G+ tem uma grande espessura de peptídeoglicano elas retém esse corante. Logo, as bactérias G- possuem uma parede celular mais fina que durante a lavagem acabam "liberando" esse corante. G+ ficam roxas e G- incolor. d) Com a fucsina as bactérias G- adquirem a coloração rosa e as G+ permanecem roxas.
4
Dislike0
User badge image

Lauana Monteiro

https://www.passeidireto.com/arquivo/40190668/coloracao-de-gram

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

As paredes das bactérias Gram positivas são compostas por uma espessa camada de peptidoglicano enquanto as bactérias Gram negativas camada de peptidoglicano muito fina e, exteriormente, uma membrana externa.


O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem. Ou seja, são classificadas de gram-positivas as que retêm, a despeito de tratamento pelo álcool, a coloração adquirida, e de gram-negativas as que não a conservam.


Assim, o método da coloração é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem. 


Os eventos de reação que ocorrem são os seguintes:

a) 

Gram-positiva: adquire a cor violeta

Gram-negativa: adquire a cor violeta


b)

Gram-positiva: Formação do complexo CV-I no interior das células, que permanecem violetas;

Gram-negativa: Formação do complexo CV-I no interior das células, que permanecem violetas;


c)

Gram-positiva: desidratação das paredes celulares, diminuição da porosidade e da permeabilidade: o complexo CV-I não pode sair das células que permanecem violetas.

Gram-negativa: Extração dos lipídios da parede celular, aumentando a porosidade: O complexo CV-I é removido das células


d)

Gram-positiva: as células não são afetadas, permanecendo violetas.

Gram-negativa: as células tomam o corante, tornando-se vermelhas

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/coloracao-de-gram

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais