Buscar

Por que a Membrana Celular tem um modelo de Mosaico Fluido?

BMC

💡 3 Respostas

User badge image

Julia Machado

Ela recebe esse nome por ser compostas de várias macromoleculas diferentes, dai vem o "mosaico". E fluido pois as moléculas ali existentes estão em constante movimento, ou seja, a membrana plasmática não é uma estrutura rígida.
7
Dislike0
User badge image

renata souza

Na década de 1970, os pesquisadores Singer e Nicolson propuseram um modelo de membrana plasmática  que é o mais aceito até os dias de hoje e é denominado Modelo do Mosaico Fluido. Um mosaico é uma estrutura  composta por diversas peças justapostas, ou seja, uma colocada do lado da outra. Assim, segundo os cientistas, é a membrana plasmática. Ela seria formada por uma dupla camada  lipídica, onde estão“encaixadas” moléculas de proteínas. As proteínas não teriam posição fixa e sim, deslocar-se-iam ao longo dessa estrutura. Por isso, a denominação de mosaico “fluido”, já que as estruturas possuiriam movimentos livres.

7
Dislike2
User badge image

iemapires@gmail.com

O nome mosaico redigido por singer e nicholson é por quê as moléculas não estão fixas e sim mergulhadas entre as moléculas do fosfolípideos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais