Buscar

De que forma a compreensão da origem e processo de formação dos solos associam-se as atividade de engenharia Civil?

💡 4 Respostas

User badge image

Fábio Faria

Compreender a origem e o processo de formação dos solos nos permitirá prever características relacionadas a resistência, trabalhabilidade e disponibilidade de determinado solo a ser utilizado nas atividadedes de Engenharia Civil, não só como suporte para fundações mas também como material de construção.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolução da questão é importante o conhecimento sobre fundação.


O terreno faz parte integrante de qualquer construção, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização. Em construções maiores é necessário realizar uma sondagem para ver em que nível do solo a camada é mais resistente em geral a melhor camada para as fundações é o leito rochoso ou acima dele, desde que permita a execução. Em fundações que não descarrega muita carga para o solo, não é obrigatório fazer a análise de solo. Embora seja uma vantagem saber o tipo de solo em que se pretende construir, evitando como por exemplo, acidentes como o ocorrido no morro do Bumba em que foram construídas casas em cima de um lixão desativado.  Alguns solos não oferecem uma rigidez para uma construção, e esta por sua vez não exige uma fundação profunda. O método que pode ser adotado é o radier em que as cargas são distribuídas por toda a estrutura. No que tange à mecânica dos solos, é importante conhecer os três tipos básicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso.

 Para efeito prático de uma construção, é preciso conhecer o comportamento que se espera de um solo quando este receber os esforços.


A importância da compreensão da origem e processo de formação do solos está ligada a importância do mesmo durante a o desenvolvimento do projeto, solos mais resistentes podem gerar um projeto onde se tenha economia nos custo da fundação, solo que tenham problema de recalque ou baixa compactação que podem levar ao recalque devem ser remediados a fim de evitar problemas futuros para construção.Fonte: http://editecminas.blogspot.com/2014/09/a-importancia-do-solo-na-construcao.html

Acesso em 01 set. 2018.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolução da questão é importante o conhecimento sobre fundação.


O terreno faz parte integrante de qualquer construção, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização. Em construções maiores é necessário realizar uma sondagem para ver em que nível do solo a camada é mais resistente em geral a melhor camada para as fundações é o leito rochoso ou acima dele, desde que permita a execução. Em fundações que não descarrega muita carga para o solo, não é obrigatório fazer a análise de solo. Embora seja uma vantagem saber o tipo de solo em que se pretende construir, evitando como por exemplo, acidentes como o ocorrido no morro do Bumba em que foram construídas casas em cima de um lixão desativado.  Alguns solos não oferecem uma rigidez para uma construção, e esta por sua vez não exige uma fundação profunda. O método que pode ser adotado é o radier em que as cargas são distribuídas por toda a estrutura. No que tange à mecânica dos solos, é importante conhecer os três tipos básicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso.

 Para efeito prático de uma construção, é preciso conhecer o comportamento que se espera de um solo quando este receber os esforços.

A importância da compreensão da origem e processo de formação do solos está ligada a importância do mesmo durante a o desenvolvimento do projeto, solos mais resistentes podem gerar um projeto onde se tenha economia nos custo da fundação, solo que tenham problema de recalque ou baixa compactação que podem levar ao recalque devem ser remediados a fim de evitar problemas futuros para construção.

Fonte: http://editecminas.blogspot.com/2014/09/a-importancia-do-solo-na-construcao.html

Acesso em 01 set. 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais