Buscar

Alguém sabe me explicar a parte de transmutação em emissão radioativa?

💡 1 Resposta

User badge image

Lima Anderson

Radioatividade Artificial. Uma reação de transmutação artificial ocorre quando núcleos estáveis de elementos naturais são bombardeados com diferentes partículas (alfa, beta, próton, nêutrons, etc.), transformando-se em núcleos de outro elemento químico.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Quando um núcleo atômico emite uma partícula (alfa ou beta), ele transforma-se em um elemento diferente. Toda vez que há emissão de partículas, ocorre a transformação do elemento emissor em outro elemento da tabela periódica. Essa transformação é chamada de transmutação.

Na emissão α, também denominada decaimento α, o núcleo original se desintegra e o núcleo remanescente fica com o número atômico Z reduzido em duas unidades e o número de massa A reduzido em quatro unidades.

Na emissão β ou decaimento β, ocorre a emissão em grande velocidade de um elétron interno ao núcleo (e não da eletrosfera). Esse elétron que sai do núcleo é explicado pela desintegração de um nêutron, de acordo com a seguinte reação:

Nêutron = Próton + elétron + neutrino

 

No decaimento β o número atômico Z é aumentado em uma unidade e o número de massa A não é alterado.  

Na emissão γ ou decaimento γ, não ocorre transmutação. Um núcleo de maior energia passa para um estado de menor energia ao emitir um fóton γ. Em todos os decaimentos nucleares, há conservação da carga elétrica, da energia, da quantidade de movimento e do número total de prótons e nêutrons.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais