Buscar

o que e ciência politica?

o conceito de ciencia politica

💡 8 Respostas

User badge image

Paulo Reis

Cara... Eis ai uma pergunta abrangente e boa!
Então vamos lá!

Política não tem haver com o que o senso comum acredita: Os corruptos, os presidentes, os deputados. Não é bem isso. O termo política remonta ao tempo dos gregos entre 500 e 700 anos antes de Cristo. Os gregos viviam na Pólis e para Sócrates (Filósofo) não poderia haver vida social fora da "Pólis" que era uma espécie de pequena cidade nos termos de hoje. 

Os cidadãos que viviam na pólis discutiam as situações acerca da convivência social entre si, em uma praça chama Ágora. Aqueles que viviam na Pólis e discutiam os problemas correlatos eram os politicos. Portanto, política é toda discussão que gira em torno da organização da vida comum.

Praticamos política a todo tempo. Em casa, na faculdade, no trabalho etc...

A ciência política contemporânea tem vários ramos e tenta delinear sistematicamente o movimento da sociedade e sua organização de massa. Como os homens se organizam socialmente, culturalmente etc. 

É um estudo fantástico. Não sei qual é a sua área de atuação, ou quais são seus objetos e objetivos de estudo. Mas é fundamental a leitura de clássicos autores como Rousseau, Montesquieu, Hobbes, Maquiavel e etc. Há inclusive um livro muito bom de Francisco Weffort chamado Clássicos da Política vol. I e vol. II. Trata-se de um livro em que é exposto o pensamento de cada autor segundo especialistas que comentam trechos originais. 

Agora sobre autores contemporâneos há um vastíssima gama teorica:Que vai de Comte, Tocqueville, Marx, Gramsci até Michel Foucault  (muito top) com microfísica do poder. E ainda John Rawls com sua teoria do véu da ignorância. 

Bom, não tive a intenção de esgotar a resposta do que é ciência política. Longe de mim a capacidade de ser acertivo em uma pergunta genérica.

Mas fica ai os rumos a que se deva tomar. Vai depender do seu objeto de estudo e objetivos acadêmicos. 

Forte Abraço..

15
Dislike0
User badge image

Alexandre Amaral

É a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos e do comportamento político. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo. A ciência política abrange diversos campos, como a Filosofia Política, os sistemas políticos, ideologia, economia política, geopolítica, análise de políticas públicas, relações internacionais e exteriores, estudos da administração pública e do governo, política jurídica (Política e Direitos Humanos), processo legislativo, entre outro

 
11
Dislike1
User badge image

Marivalton Rissatto

ciencia politica é a area das ciencias sociais que se dedica para como os homens intervem em seu meio social lembrando que politico vem do grego politikos que significava homem da polis

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais