Buscar

Qual a relação entre a psicologia e a ciência?

Qual a relação entre esses dois temas?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Reis

Erlaine, psicologia estuda os comportamentos e seus reflexos, os processos mentais e as manifestações destes através das atitutes subjetivas. É um estudo de observação, e na maioria das vezes não é possível demonstrar as bases científicas de algumas teorias. 
Como exemplo Freud. Para Freud todas as nossas condutas visam a reprodução ou manutenção da espécie (aos coxinhas de plantão deixo claro que estou sendo genérico!) já Pavlov, antes disso, acreditava no condicionamento adquirido. 

A Ciência busca sistematizar o conhecimento através de métodos específicos e o campo de investigação da psicologia é deveras subjetivo.

Portanto, vejo a psicologia como uma profissão que visa o acompanhamento e aconselhamento. Uma forma de conduzir o indivíduo a processos mentais sadios. Não se enquadra como ciência. 

O que, sim, relaciona-se com a ciência seria a psiquiatria. Mas ai já é outro papo.


Forte Abraço!

 

2
Dislike0
User badge image

Alexandre Amaral

Se a psicologia se interessar pelo comportamento humano, também deve ter acesso a essa diversidade. O homem não é um estereotipo, um decalque, um modelo feito de uma vez por toda. Ele é sensível, evolutivo, histórico, espiritual, biológico.

Assim, os objetivos de uma ciência psicológica autônoma não podem nuca afastar se de uma necessária interdisciplinaridade. Isto é procurar as raízes da cultura que forma os homens, olhar o seu comportamento face a essa herança cultura, implica recorrer as ciências Humanas como: a Antropologia, a Etnologia, a Arqueologia, a Historia, a Sociologia, a Linguística, etc.

Afastar-se de ciência como a Fisiologia ou como a Antropologia constituiriam uma ameaça a compreensão da globalidade físico-espiritual que nos somos. Alem disso, ela utiliza o apoio científico de ciências tais como:

- A Matemática, para a quantificação de fenómenos psicológicos;

- A Biologia, para o estudo da Neurologia, Física Medica, Biologia Cerebral, estudo do sistema Nervoso Central e Autónomo, Hereditariedade, Genética, etc,;

- A Sociologia, para o estudo do homem integrado na sociedade, o estudo dos comportamentos sociais produzidos pelos indivíduos;

- A Historia, para a interpretação psicológica dos factos históricos;

- A Linguística, para o estudo das línguas enquanto reflexos da estrutura psicológica dos indivíduos;

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais