Buscar

Pessoal, alguém poderia me responder o que permite à água a formação de tantas pontes de hidrogênio? é para bioq animal!

💡 4 Respostas

User badge image

Breno Aragão

A água, apesar de ser uma molécula simples, é muito importante devido às suas características. Por apresentar caráter polar, a água permite a formação de ligações de hidrogênio, que são interações provenientes de forças intermoleculares considerada, entre essas, a mais forte. O oxigênio por estar ligado a dois hidrogênios e pertencer à família 6A da tabela periódica, apresenta dois pares de elétrons livres que por sua vez interagem com os hidrogênios de outras moléculas de água. Da mesma forma, os hidrogênios interagem com outros átomos de oxigênio pertencente à outras moléculas.

3
Dislike0
User badge image

Daniele Azevedo

A água cosegue realizar tantas pontes de hidrogênio porque sua molécula é polar e possui H ligado a elemento muito eletronegativo e de pequeno raio (F, O, N), de modo que o hidrogênio de uma molécula estabelece uma ligação com o átomo muito eletronegativo de outra molécula.

2
Dislike0
User badge image

Flavia Silva

Por ser apolar e isto favorecer a formação de pontes de hidrogênio .
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais