Buscar

Qual as características específicas dos núcleos e citoplasma dos basofilos?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Rúbia Pelloso

Possui forma esférica e núcleo irregular em forma de trevo. Tem tamanho de aproximadamente 10-15 µm (micrometros). Seu núcleo geralmente é segmentado ou bilobulado, raramente com três ou mais lóbulos. Seu citoplasma é levemente basofílico (cor azul) e quase sempre ofuscado pelos vários grânulos grosseiros corados de roxo. Os grânulos estão dispostos irregularmente cobrindo também o núcleo. O citoplasma dos basófilos é rico em grânulos citoplasmáticos maiores do que os encontrados em outros tipos de granulócitos, os quais muitas vezes dificultam a observação do núcleo celular. Ao microscópio eletrônico, estes grânulos apresentam-se muito elétron-densos e frequentemente têm em seu interior filamentos ou partículas alongadas. Os grânulos encontrados nos basófilos possuem entre 0,15-05μm de diâmetro e apresentam metacromasia quando corados pelo azul de toluidina. Eles contêm histamina, fatores quimiotáticos para eosinófilos e neutrófilos e heparina. A membrana plasmática dos basófilos apresenta receptores para a imunoglobulina E (IgE). 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os basófilos são células sanguíneas produzidas na medula óssea e têm meia vida no sangue estimada entre 1 e 2 dias. Em condições normais, os basófilos são bastante numerosos no sangue circulante de anfíbios, répteis e aves, enquanto que no homem correspondem a no máximo 2% dos leucócitos circulantes, sendo, por isso, difícil encontrá-los em lâminas de esfregaço.


O citoplasma dos basófilos é rico em grânulos citoplasmáticos maiores do que os encontrados em outros tipos de granulócitos, os quais muitas vezes dificultam a observação do núcleo celular. Ao microscópio eletrônico, estes grânulos apresentam-se muito elétron-densos e frequentemente têm em seu interior filamentos ou partículas alongadas.


Os basófilos possuem grânulos em seu citoplasma. Estes grânulos são grandes (bem maiores do que o núcleo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais