Buscar

Procedimento de alçada no processo trabalhista?

💡 2 Respostas

User badge image

Carol Gomes

Rito sumário é o procedimento previsto na Lei nº 5.584/70, para ações cujo valor da causa não exceda a 2 salários mínimos (art. 2º, §§ 3º e 4º). Também é conhecido como rito de alçada.

Quanto à constitucionalidade do referido dispositivo, assim se posicionou o Tribunal Superior do Trabalho:

Súmula 356 TST - O art. 2°, § 4°, da Lei n. 5.584, de 26.06.1970 foi recepcionado pela CF/1988, sendo lícita a fixação do valor da alçada com base no salário mínimo.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

O rito sumário também conhecido como “rito de alçada”, tem como requisito as ações cujo valor não excedam 2 salários mínimos.

Cada rito processual possui características próprias e procedimentos específicos. As ações sujeitas ao rito de Sumário, previsto na Lei nº 5.584/70, guardam como principal característica a irrecorribilidade da sentença. Exceto se versar sobre matéria constitucional, não cabe recurso da sentença proferida na reclamatória de rito sumário.

Outra característica do rito Sumário, não presente nos demais, é a faculdade do juízo em fazer constar da ata de audiência o resumo dos depoimentos, devendo constar apenas a solução da ação, ou seja o julgamento do mérito dos pedidos. Por dedução, acredito que como a sentença é irrecorrível, o Juiz pode optar em registar na ata de audiência as provas colhidas, uma vez que basta seu convencimento para decisão definitiva da questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais