Buscar

Qual o objetivo da contabilidade?

💡 5 Respostas

User badge image

Andreza Serafim

é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um gestor, ao tomar decisões sobre futuros projetos e ações de uma empresa, precisa de informações confiáveis sobre seu estado financeiro atual. É nesse contexto que se encaixa a Contabilidade, que buscará ser a fonte de tais informações.

A contabilidade é uma das chamadas Ciências Gerenciais, que aplicam os conhecimentos da Ciências Sociais em objetos concretos.

No caso da Contabilidade, tal objeto concreto de trabalho é o patrimônio de uma empresa ou organização. Ela busca analisar, registrar e fornecer informações sobre o estado patrimonial da entidade, constituindo ferramenta para seus gestores tomarem decisões gerenciais e para seus proprietários acompanharem sua saúde financeira.

Ela desempenha tal papel registrando toda as movimentações e variações do patrimônio físico, monetário e financeiro da empresa, dando origem a demonstrações e relatórios contábeis, além de balanços e escriturações, que constituem fonte de informação precisa e confiável para a tomada de decisão.

Em resumo, a contabilidade é a ciência responsável por acompanhar e analisar o patrimônio de uma empresa ou entidade, fornecendo informações contábeis sobre seu estado que serão utilizadas na tomada de decisão por parte de seus gestores.

0
Dislike0
User badge image

Vanuza Rocha

O REAL OBJETIVO DA CONTABILIDADE. Alguns pensadores da ciência contábil indicam que o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais