Buscar

o que são número binários??

💡 2 Respostas

User badge image

Cauê Ventura Spiandorim

O que são números binários e como o computador se utiliza da matemática para processar diversos tipos de informação? Conheça um pouco de como surgiu e qual a sua influência na era da informação.


O sistema de numeração decimal é o que utilizamos atualmente, e esse sistema tem esse nome por que os números que conhecemos atualmente são resultantes da combinação de 10 símbolos (números), que são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, ou seja, decimal vem de uma numeração que combina 10 símbolos.


O computador funciona através do sistema binário (é a linguagem que a maquina utiliza para exibir imagens gráficas, letras, números...) porque o seu processador processa somente dois tipos de informação: ligado (1) ou desligado (0). É um sistema binário, pois vem de um sistema de codificação que forma códigos combinando 0 e 1 (bi).


O processador interpreta que há transmissão de corrente de energia (situação: ligado) ou não há corrente de energia (situação: desligado) sendo transmitida e ele é capaz de interpretar isso como uma informação decifrável, equivalente ao código Morse.


Através de logaritmos, de base 2, a matemática pode nos ajudar a entender como funciona este processo de codificar informação (textos, imagens, números...) de um sistema decimal para um sistema binário.


Se compararmos este sistema com o Código Morse, ele é muito parecido, pois também é um sistema onde se utiliza dois símbolos (traços e pontos) para gerar informação codificada.


Para entender como funciona isso, vou exemplificar aqui como é feita a transmissão de um arquivo de imagem entre dois computadores, mas antes disso, vamos entender uma coisa.


Uma pessoa, que mora em Manaus, deseja enviar as informações de como fazer um bolo de cacau para uma prima que mora no Rio Grande do Sul. Seria mais fácil preparar o bolo e mandar via serviço de entrega ou enviar a receita via sedex? A resposta mais provável seria enviar a receita, pois com a receita “em mãos”, ela será capaz de ler as instruções e confeccionar o bolo.


Entenda que as possíveis desvantagens de enviar o bolo via serviço de entrega seriam: custo cobrado pela empresa para fazer a entrega, garantia do bolo chegar em perfeitas condições de consumo e dentro do prazo de validade, e mais outras questões.


Um arquivo de imagem, no computador, é exibido na forma de “cor luz”, e esse tipo de luz é composta da combinação de 3 cores, que são vermelho, verde e azul (o famoso sistema RGB), na qual é possível obter as demais cores.


Para você que pensa que o computador envia imagens “prontas” via rede, está enganado. Igual ao exemplo anteriormente citado do bolo, o computador codifica as informações essenciais para confeccionar essa imagem, enviando a “receita” em forma de números binários.


Esta é a principal função do processador. Codificar e interpretar a informação em forma de números binários.

Segue um vídeo que talvez te ajude a entender melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=xil8d5UOTXw

0
Dislike0
User badge image

Alessandro Delam Camargo

http://suaauladematematica.blogspot.com.br/2013/01/o-que-sao-numeros-binarios-e-como-o.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais