Buscar

qual a diferença entre direito potestativo e direito subjetivo?

direito civil.

💡 3 Respostas

User badge image

Iago Ribeiro

O direito potestativo é a possibilidade de interferência no âmbito jurídico da pessoa humana, sem que esta resista, cabendo-o somente aceitar. Como o Estado, ao instituir um tributo. Ele tem poder de direito para tal ato. O direito subjetivo é a faculdade que temos de exigir algo a alguém, inserindo neste contexto o elemento vontade. Eu posso ou não exigir o objeto, fica a meu critério. 

16
Dislike0
User badge image

Raylinne Oliveira Xavier

  1. Direito potestativo é um direito que não admite contestações. É o caso, por exemplo, do direito assegurado ao empregador de dispensar um empregado (no contexto do direito do trabalho); cabe a ele apenas aceitar esta condição; como também num caso de divórcio, uma das partes aceitando ou não, o divórcio será processado.
  2. Direito Subjetivo  É o direito intrínseco da pessoa, ou seja, pertence ao indivíduo a manifestação de postular ou reivindicar um direito a um serviço, atendimento, reclamação de conduta e outros feitos negativos cometidos por representantes do Poder Público. 

    Ex: É dever do Estado cuidar da sinalização de trânsito. Se, por falta ou má sinalização há uma colisão, eu, me valendo do direito público subjetivo) posso responsabilizar o Estado pelo acidente e ainda exigir que os danos sejam pagos pelos cofres público pela inadequação ou não cumprimento do serviço prestado.
     
15
Dislike1
User badge image

Ivanete Ferreira de Souza

vou ver no google

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais