Buscar

Descrever a morfologia macroscópica do Bulbo, indicando os tratos sensitivos e motores. alguem sabe?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O bulbo raquidiano (medula alongada), situado na cavidade craniana, logo acima da medula espinhal, é um dos elementos mais importantes do sistema nervoso central.


Na face anterior do bulbo, vê-se um sulco mediano, que se inicia, em cima, por uma fosseta, o buraco cego, e que divide a face anterior em dois volumosos cordões, chamados pirâmides anteriores do bulbo. Na face posterior, se olharmos a sua metade inferior, vemos que há também um sulco mediano dividindo-a em dois cordões posteriores.


O bulbo difere da medula por causa dos seguintes fatores:
aparecimento de novos núcleos próprios do bulbo: núcleos grácil, cuneiforme e o núcleo olivar inferior.
decussação das pirâmides ou decussação motora: as fibras do trato córtico-espinhal percorrem as pirâmides bulbares e a maioria delas decussa, ou seja, muda de direção cruzando o plano mediano (decussação das pirâmides), para continuar como tracto córtico-espinhal lateral.
decussação dos lemniscos: as fibras dos fascículos grácil e cuneiforme da medula terminam fazendo sinapse em neurônios dos núcleos grácil e cuneiforme, que aparecem no funículo posterior, já nos níveis mais baixos, do bulbo. As fibras que se originam nestes núcleos são denominadas fibras arqueadas internas. Elas mergulham ventralmente, passam através da coluna posterior, contribuindo para fragmentá-la , cruzam o plano mediano (decussação sensitiva) e infletem-se cranialmente para constituir de cada lado o lemnisco medial.


Veja a representação abaixo:

sistema nervoso

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais